Wednesday, 18 July 2007

FENIX (A Esperanca Sem Fim).


Ate que ponto as lendas contem^ a essencia da verdade?Ou ate que ponto elas sao fruto da mais extraordinaria imaginacao?
Existem lendas incriveis em quase todas culturas, sendo que as mais conhecidas sao da mitologia Grega e Romana.As lendas parecem servir como um conto fabuloso,quando uma pessoa nao tem mais nada para fazer num fim de noite e poe-se a contar estorias maravilhosas para passar o tempo.Se uma pessoa for atenta vai perceber que todas elas transmitem uma licao de vida.
A lenda do passaro FENIX ‘e uma das minhas favoritas.Porque eu acredito que todo ser humano tem o poder de renascer das cinzas.
Para quem nao conhece a lenda do Fenix aqui vai:


“A fénix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava. A impressão que a sua beleza e tristeza causavam em outros animais, chegava a provocar a morte deles.
Segundo a lenda, apenas uma fénix podia viver de cada vez. Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C., afirmou que esta ave vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97.200 anos.
Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fénix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípicia de Heliópolis , onde os colocava no Altar do Sol. Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. O devasso imperador romano Heliogábalo (204-222 d. C.) decidiu comer carne de fénix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma fénix, mas foi assassinado pouco tempo depois.

1 comment:

Anonymous said...

Todos nascemos com o espírito da Fênix dentro de nós, mas poucos utilizam isso em benefício próprio, durante a vida, nas mais variadas situações.