Friday 29 January 2010

A Normalidade do Abuso.


A dois dias atras, ao receber o meu recibo da loja aonde usualmente faco compras, tive uma atitude estantanea de ver o verso e deparei-me com uma publicidade contra o abuso aos adultos.
'E isso mesmo " ABUSAR OS ADULTOS".Nao tinha dado grande importancia porque na minha mente veio logo " mas quem vai abusar a um adulto, se um adulto ja sabe se defender?".
Em casa, pego mais uma vez o recibo e leio com todo o cuidado, e atencao nem revi as contas se estavam certas ou nao.

Os adultos sao abusados sim.Por quem? Geralmente por:



  1. Familia

  2. Amigos

  3. Vizinhos

  4. Cuidadores informais (baba's, enfermeiras/os, etc, empregados/as)

  5. Cuidadores pagos

  6. Estranhos

As formas de abuso sao:



  1. Magoar fisicamente, puxar com agressao, esbofetear

  2. Gritar e dizer palavroes ao ponto de deixar a pessoa assustada

  3. Toques nao desejados no corpo, relacao sexual nao desejada e beijos

  4. Dinheiro ou propriedade tirado debaixo de pressao e sem consentimento.

  5. Nao ser cuidado com atencao, privacidade negada, escolha e social contacto rejeitada.

Aqui em United Kingdom, se um adulto quer dar queixa tem aonde socorrer, lamento imenso em paises como o meu, aonde tudo isso acima 'e visto como NORMAL. Isso mostra-nos que ainda temos um longo caminho a percorrer em termos de saude mental. Eu dou a minha mao a palmatoria ao reconhecer certas formas de abuso como algo de "NORMAL", e que como adulto temos o dever de nos defendermos mas a realidade nem sempre 'e essa. Existem sempre os mais vulneraveis.





No comments: