Thursday 8 April 2010

Uma questao de cultura.




Ontem quando conversava com uma amiga, numa troca de confidências culinárias eu disse que estava a almoçar um rico carapau (em Londres há carapau acreditem), e ela por sua vez estava a fazer para o almoço um rico coelho.
Foi ai que ela contou-me que o homem do talho perguntou-a se ela levaria a cabeça do coelho.'E claro que para muitos comer o coelho em si já consta como um "crime" agora imagina levar a cabeça do dito cujo?
E a conversa baseou-se nas cabeças.
Sim, nos’ as mulheres, conversamos ate sobre cabeças e porque não????

Então? Que tipo de cabeça você come? Calma... a conversa nao 'e por ali, 'e mais por aqui com  boas intenções mesmo, vamos considerar uma conversa cultural.

Quando eu vou a peixaria e peco para limparem o peixe, eles perguntam-me sempre
"Quer que corte a cabeça?".
Eu fico alarmada..."cortar a cabeça do meu peixe?", "nem pensar", "DEIXA A CABEÇA POR FAVOR". 'E um maximo ver as caras dos britânicos e outras nacionalidades tambem,  a olharem para mim alarmados porque eu quero levar a cabeca do meu peixe.Acredita que numa fila de seis, a quinta sou eu que peco para a cabeça ficar. \em Inglaterra têm o pavor de ver a cabeça do peixe no prato.

A minha amiga neste caso, 'e o coelho, que na "tuga" (entenda-se Portugal)há um hábito de deixarem a cabeça dos coelhinhos, vira mesmo petisco apetitoso mas ela, mangope (entenda-se angolana) e com alma sensível pensa logo na cara fofa dos coelhos e diz no talho
" xeeee tio não faz isso, cabeça não". Tambem nao comeria e nem como a cabeca do bixinho mas  digo, coelho para mim no prato vira frango, porque nao vai ser aquela cara fofa que vai fazer-me ficar sem comer.

Agora vamos para um outro panorama,na banda...... cabeça de porco 'e show. A mãe de uma grande amiga minha, desmonta a cabeça do porco tipo campeonato de futebol e quando acaba diz " venci".
Todas as festas de fim d'ano , casamentos e etc. tem que constar o porco bem tostado com a sua cabeça. E tem mais.... a tal cabeça do porco nem 'e consumida no próprio dia da festa ( quem vai querer se sujar e parecer um louco perante os convidados desmontando uma cabeca?), 'e salva para o dia seguinte no bom funge de molho de tomate ou quiçá' sem funge mesmo, ele assado no forno por si só basta ( basta nao, tem que ter a bitola de lado bem gelada ou o bom vinho).

De mim posso dizer que a cabeça de qualquer peixe que tenha escamas não fica salva...eu como ate os olhos se preciso for.'E tudo uma questão de cultura.
  Entao, que  tipo de cabeça você come?


PS: O link dos pratos da amiga mangope que nao come cabeca de coelho mas que cozinha como o "diabo" ta ai.Chequem

http://casadaisaura.blogspot.com/

3 comments:

Anonymous said...

E' preciso ter coragem para comer cabeca de porco ou coelho. para mim so peixe nada mais.
XXX chela

Isaura said...

hahahahahahhaaha tá muito engraçado. Eu mesmo, como boa namibense que sou, só entra mesmo a cabeça do peixe. Até pq aos naturais da terrinha dá-se o nome "Cabeça de Pungo" temos que honrar o nome. Beijo

Ana Corrente said...

Como eu disse 'e tudo uma questao de cultura.
Agora que a cabeca do peixe ela 'e boa ng pode negar.Esqueci-me de escrever que eu como ate a cabeca do camarao.