Friday 28 September 2007

Beleza Natural vs Terror Domestico

A fenda da Tundavala,provincia do Lubango,Sul de Angola,um desnivel de mais de 1000 metros de altura.

‘E engracado como certos detalhes fazem saltar do bau da nossa memoria,factos esquecidos no tempo.A uns dias atras assim do nada,enquanto fazia uma tarefa vi uma reportagem sobre as criancas ginastas chinesas que estao a treinar para os jogos olimpicos.E quando uma delas prestava uma das provas ,lembrei-me da minha amiga Bela.
Quando conheci a Bela tinha uns 10 anos se tanto e lembro-me bem de que naquela altura,ela vivia na cidade do Lobito e ia passar ferias a Luanda em casa de uns vizinhos meus.E ali formou-se uma amizade fragil porque a Bela era timida e desconfiada.O que mais sobressaltou-me naquela altura era a sua agilidade no corpo e a postura.Tinha uma postura diferente de todas as criancas la do predio.Houve um dia que ficamos a saber que ela era atleta,era ginasta na cidade do Lobito e competia.Duvidamos!Ai ela pos-se a girar no patio do predio como uma estrela e dava saltos complicados e depois mostrou-nos o fato(body) de ginastica para nao duvidarmos e nem perguntarmos mais porque ela ficava muito zangada com as nossas perguntas.
O tempo passou e fomos entrando para adolescencia e a familia da Bela estava muito instavel no Lobito,acredito mesmo que tinha cessado a ginastica olimpica em Angola,porque a Bela tinha-me dito que ja nao treinava mais porque nao havia mais condicoes para tal.Mais tarde soube que ela tinha engravidado aos 15 anos ,e a vida foi ficando cada vez mais dificil mas sempre que ela tivesse uma chance ia pra Luanda e ficava la no meu predio.Foi dai que dei conta que ela adorava as revistas de moda,de decoracao.Para se ter essas revistas era um caso complicado porque nao havia quiosques e so’ tinham quem viajasse para o exterior de Angola.
A minha amiga depois de umas ferias sumiu do mapa,ao ponto de que nem as irmas dela conseguiam manter um contacto,e sempre que houvesse uma oportunidade pergunatava mas ninguem sabia de nada ate que sabe-se la por quem ,soube-se que ela estava a viver na cidade do Lubango e era refem de um marido que era piloto de aviacao do exercito.Depois desta informacao acho que levou mais um tempo ate que um dia ela chegou a Luanda,envelhecida nos seus 20 e poucos anos,com a filha e mais um bebe que ficou cego por causa da malaria.
Naquela altura eu vivia praticamente numa redoma de vidro,super bem protegida pelos meus pais e toda aquela situacao da minha amiga deixava-me de boca aberta,para mim parecia um filme dramatico.E foi que quando estivemos juntas ela resumiu assim:
“Any meu filho acabou por falecer,ele ficou cego por causa da malaria mas alem da cegueira acabou tambem com o cerebro,o pai dele nao ‘e o pai da minha primeira filha,foi alguem que conheci nas festas do Lobito e disse que queria algo serio comigo,posta la no Lubango as coisas mudaram,ele era muito mau comigo e proibiu-me de sair de casa,pegar o telefone e ate falar com a minha familia,teve um dia que por causa de uma roupa mal engomada ameacou-me marcar o rosto com o ferro e atirar-me da Fenda da Tanda Vala e que nem a minha familia iria achar-me, eu consegui fugir porque ele foi numa missao militar e deu-me tempo de pedir ajuda”.
Eu so dizia “ o que?? O que???o que???” ou entao “Da Fenda da TundaVala?? Sao assim tao altas??? “O que??”E ela acrescentou :”Nao seria a primeira a ser atirada das Fendas”
Resumindo,hoje ela vive em Luanda,conheceu um senhor com quem vive maritalmente,dao-se muito bem e a minha amiga tem 3 filhas e uma das filhas ja ‘e mae.E as Fendas da Tunda Vala ficam sempre na minha memoria por causa da Bela.
Acontece que Angola se nao tivesse os problemas que teve e que ainda hoje tem,a minha amiga podia ter sido uma instrutora de ginastica ou mesmo ate ligada a moda ou decoracao de interiores que eu sei que ela gostava imenso.Como muitos de nos’o vimos os sonhos queimados!

No comments: