Tuesday 11 September 2007

Speed Na Literatura.


Essa mania de exprimentar certas coisas do que se le,esta' a fazer com que eu leia dois livros ao mesmo tempo.Nao no mesmo minuto 'e claro nem na mesma hora mas assim: hoje leio um e depois de 2 dias leio o outro sem ter antes acabado de ler o primeiro.Alguem entendeu?Alguem muito inteligente que ja nao me lembro quem, escreveu que para nao nos cansarmos da leitura essa era uma maneira de seguirmos em frente sem largar o livro para o lado de tanto aborrecimento, e detalhe:Os dois livros tem^ que ser de autores diferentes e estilos diferentes.E assim estou eu a ler o Ondjaki "Quantas madrugadas tem a noite?" e o Gabriel Garcia Marquez "Cem anos de Solidao".E o que me levou a escolher "Cem anos de solidao"?Porque eu toda curiosa quando fui ao Borders(livraria-cafe),peguei um livro que dizia assim..."OS 100 LIVROS QUE VOCE DEVE LER ANTES DE MORRER".E os "Cem anos de solidao" 'e um deles.
Nessa ultima viagem que a minha sister fez para Tuga pedia-a que trouxesse o Ondjaki.Sinto muito a falta de ler escritores angolanos, que por sinal nao deixam nada a dever aos grandes escritores internacionais(nao sei se 'e vaidade minha), e a "Sis", trouxe o dito livro.So sei que quando ela perguntou-me qual dos livros eu queria , respondi : "Quantas Madrugadas tem a noite?"A minha querida mae que estava ca a passar ferias respondeu logo :"DUAS".Eu matei-me de rir e respondi:"Isso 'e o que vamos ler,porque se depender de Luanda, sao muitas".Todo caluanda sabe disso!
Ainda nao acabei de ler o Ondjaki, mas estou a gostar,transporta-me no tempo de Luanda e faz-me despertar memorias guardadas a bastante tempo.
Outro detalhe a minha maezinha toda curiosa espreitou o livro para ver o que a filha estava a ler e disse logo:
"Que horror so tem calao,isso 'e o que a Any gosta".
Tive a missao de explicar que aquela linguagem nao era no seu todo calao e que 'e um jeito da minha geracao falar.Toda geracao tem um jeito de falar.

2 comments:

Anonymous said...

Não gosto de ler dois livros ao mesmo tempo. Tenho mania sim, de ler um livro de uma tacada só. Se a história for boa então...

Ana Corrente said...

Hello Negao!
Como tinha dito "mania de experimentar o que se le^".Nao esta a dar certo ler os dois ao mesmo tempo.Tentei.Ao final acaba-se por nao valorizar a cada instante um livro,'e como se estivessemos a comparar.Sendo assim vou acabar de ler o Gabriel garcia Marquez depois do outro.Valeu!