Wednesday 8 August 2007

A Culpa Nao 'e Minha.


Uma das coisas mais interessantes que aprendi em Londres foi "como descrever uma fotografia".Para quem aprende ingles nos colegios,nao ha como escapar e ainda mais quando o exame vem de Cambridge University.O professor da-te uma serie de fotografias,culturas diferentes,momentos diferentes e ate mesmo fotografias um quanto abstractas e tu tens que definir tudo em engles(claro) para mostrares ate que ponto estas' com um bom vocabulario.
E descrever uma imagem 'e algo intrigante.Antes eu "VIA" fotografias,hoje vejo e descrevo automaticamente.Uma das minhas aulas o professor deu-me uma fotografia que de primeira vista era uma sala de estar com uma janela e tinha um livro sobre a mesa.E eu fui logo no objectivo neh(sala de estar,mesa com o livro e uma janela)
Ai o professor disse-me :
"Nessa fotografia tem uma janela ou nao?" e eu bem avontade disse:
"Sim, eu falei da janela?"e ele:
"E o que ves atraves da janela?" Eu fiquei totalmente "burra" com a boca aberta quando olhei para a janela com mais atencao.
Tinha uma rua bastante "busy" com inumeras pessoas ,desde adultos ate criancas e ao longe via-se um parque e ainda podia-se descrever o que estava dentro do parque.
E para finalisar-me o professor disse-me:
"Entao Ana.....essa fotografia 'e triste,alegre que estado de espirito encontras ?"
Na minha mente so ia .....
"Carassas desse professor so quer me lixar xissas,que estado quer que eu veja nessa fotografia,carassas,fotografia tem estado xissas nao me larga" e nas calmas saiu-me;
"As pessoas estao muito preocupadas com o transito,apesar de ser um dia bonito cheio de sol"
Ler fotografias da ate' pra ser-se poeta.
"Very good Ana you did a complete job there"
E nessa foto que estado emocional tem?'E riqueza de espirito ou pobreza material??'Esta feliz pintando as unhas ou infeliz por ter os pes maltratados?
Agora quando os meus amigos enviam-me fotografias e eu comento acerca o que oico de volta 'e:
"Tu reparas bem,pah" e eu:
"A culpa 'e dos ingleses"

1 comment:

Anonymous said...

Às vezes uma foto nos "fala" mais do que mil palavras.